Filosofia
Capítulo 1
1. * 2. * 3. * 4. D 5. *
*
Respostas:
1. a) A ética trata das questões relativas à natureza daquilo que convém ou
não convém, daquilo que é tido como certo ou errado, como bem ou
mal, e dos critérios necessários para decidir entre uma e outra coisa.
b) Os hábitos morais constituem o conjunto de práticas e valores éticos
que cada sociedade possui. Já a filosofia ética é aquela que tenta buscar
as razões, isto é, dar fundamento teórico, para os hábitos morais.
2. a) Sócrates explica que toda questão ética tem por fundo a busca por responder à pergunta sobre como viver a vida.
b) Para Sócrates, a ética é a questão fundamental para o ser humano porque ela estaria na base, de maneira que, sobre ela, estariam estabelecidas as outras questões ou perguntas.
c) Maiêutica significativa, literalmente, “parto, arte do parto”. No contexto da filosofia socrática, consiste na habilidade de fazer o indivíduo chegar a uma verdade e compreendê-la por si mesmo. Essa
verdade estaria em alguma dimensão de sua consciência e “viria à
luz” justamente por meio da maiêutica. O método socrático pode
ser percebido nos seguintes trechos da passagem reproduzida de
Mênon: “[...] irá descobrir, procurando comigo [...]”; “[...] Só lhe farei
perguntas; não lhe ensinarei nada! [...]”; “[...] apenas perguntar-lhe
o que sabe [...]”.
De acordo com a visão socrática, a ética é uma questão de intelecto,
de forma que quem sabe o que é o bem faz o bem. Nesse contexto,
um mestre poderá ajudar seu discípulo a “dar à luz”, por si mesmo,
o conhecimento do bem, que sempre esteve com o indivíduo, por
meio da maiêutica.
d) Afirma-se que a ética socrática é intelectualista porque, para o filósofo, a
ética é uma questão de conhecer o bem. E conhecer o bem é praticá-lo.
O mal, por sua vez, se deveria a uma ignorância.
e) De acordo com a doutrina platônica, a alma teria uma parte apetitiva,
na qual se encontraria o desejo; uma parte racional, na qual estaria a
razão, e uma parte irascível, na qual se encontraria o sentimento.
3. a) O Estagirita explica que todas as ações tendem à realização de um bem
específico, que seria justamente a finalidade do agir humano. Mas cada
bem, em particular, procura realizar uma finalidade última, um bem
supremo, que seria a felicidade, consistindo esta na realização da racionalidade do ser humano.
b) O justo meio, ou a justa medida, é o critério segundo o qual se pode
saber se uma ação é boa, virtuosa. É uma maneira de evitar tanto o
excesso quanto a falta.
c) Aristóteles entende que, para ser desenvolvida, a virtude precisa
fazer parte do hábito, do dia a dia do indivíduo, até que se torne algo
espontâneo.
d) A ética de Aristóteles é considerada voluntarista porque, ao contrário
da ética intelectualista de Sócrates e Platão, o Estagirita entende que
é possível um indivíduo conhecer o bem sem, no entanto, necessariamente praticá-lo. Dito em outras palavras, a conduta moral depende da
vontade, e não do intelecto.
4. O texto do jornalista Plínio Fraga (1968-) trata da ambiguidade, que o autor
constata no povo brasileiro, entre ter conhecimento das normas éticas e morais e não segui-las plenamente. Essas normas, criadas pelo consenso entre
os próprios homens e materializadas nas legislações, indicam como viver em
sociedade. Está correta, portanto, a alternativa D.
5. Resposta pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário